BIO
Felícia Pinho Oliveira (2000, Aveiro) concluiu o Mestrado em Comunicação Audiovisual, especialização em Fotografia e Cinema Documental, Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), 2023; Licenciatura em Ciências da Comunicação, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2021.
Expôs o seu projeto Sem Passado no Mira Fórum, no âmbito dos Encontros da Imagem - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais 2024. Participou na exposição coletiva Todo o Presente, Centro Cultura Politécnico do Porto, 2023. Participou na residência artística Plano Frontal do Festival Internacional de Documentário de Melgaço (MDOC), 2024.
A minha prática, fortemente relacionada com a investigação do passado, baseia-se na recuperação de histórias coletivas e individuais.
A partir da reinterpretação do arquivo, procuro criar perspetivas diferentes, dar ênfase aos ângulos menos analisados e explorar as histórias que, por vergonha social, são destinadas ao esquecimento. Nos meus projetos valorizo também as personagens invisíveis, que, mesmo sem rosto nem nome, protagonizam os acontecimentos. Procuro enaltecê-las, ultrapassando o anonimato que a sociedade e a história lhes reservaram.
Os trabalhos compõem-se de imagens documentais objetivas, mas também de apropriações livres do arquivo, com uma linguagem pessoal que pretende dar forma às ambiguidades da história e falhas do próprio arquivo.